Golpe no Equador, eleição no Brasil
Definitivamente estamos presenciando o segundo golpe de Estado na América Latina nesse ano. O presidente Rafael Correa sofreu uma onda de protestos militares e saiu ferido (foto). O ex-presidente Lucio Gutiérrez já solicitou a dissolução do parlamento e a convocação de eleições presidenciais no Equador. Segundo ele: "cuando desaparezca (el presidente de Venezuela, Hugo) Chávez, o desaparezca Correa, desaparecerá socialismo del Siglo XXI". Rafael Correa declarou, ainda dentro do hospital, que Gutiérrez se encontra por trás do golpe.
Há a necessidade de ações dos países vizinhos. É agora que Lula, Chávez, Mujica, Evo e os outros devem agir, e dessa vez, diferente do que ocorreu em Honduras, agir de maneira definitiva.
E agora, onde está o Plínio que afirmou, há menos de duas semanas, que não há possibilidades de golpe? Por essas e outras que acredito em mudanças lentas e, infelizmente, alianças com alguns malditos. Devagar e SEMPRE! Retorno, jamais!
E no Brasil, por conta da grande mídia, viramos as costas para a América Latina como um todo, preferimos olhar para o Vaticano e os EUA. Me envergonho profundamente de conhecer muito pouco da cultura de nossos vizinhos, seus problemas e acompanhar as notícias relacionadas. Deveríamos todos nos envergonhar. Não vai ser a indústria cultural que vai nos suprir dessa carência.
ResponderExcluir